template

joaninha

Seguidores

segunda-feira, 29 de março de 2010

Lição de casa

ORIENTE SEU FILHO DURANTE A LIÇÃO DE CASA

A lição de casa é uma ferramenta educacional que ajuda a fixar os conteúdos ensinados em classe, promove a reflexão e a análise em relação aos temas estudados, estimula a busca pelo conhecimento, contribui para que o aluno desenvolva seu senso de autonomia e responsabilidade, entre outros aspectos. É comum que os pais tenham dúvidas a respeito de sua atuação neste momento e o ideal é que procurem os professores e pedagogos da escola em busca de orientações. Porém, de maneira geral, é possível ajudar a criança de diversas maneiras. Não é aconselhável resolver os exercícios propostos : a lição de casa é uma responsabilidade apenas da criança. Durante as tarefas, os pais têm de supervisionar e estimular a busca pelo conhecimento. Estabelecer um horário regular para que a lição seja feita é uma das primeiras medidas a serem tomadas. O horário deve ser escolhido junto com a criança. Deve ser reservado na casa um local calmo e apropriado para as lições. Nesta hora, televisão, música, telefone e qualquer tipo de distração têm de ser evitados. Ao criar essa rotina, a criança se habitua a respeitar regras e os compromissos assumidos. Além disso, os pais não podem solucionar as tarefas. Contudo, é preciso mostrar-se disponível e a criança julgará quando necessitará de ajuda. Essa medida serve de "treino" para a autonomia dos pequenos. Enquanto estiver auxiliando o filho, é importante tentar identificar qual é a dificuldade que ele está tendo, não dar respostas prontas, nem mostrar-se impaciente. Pais e crianças podem reler os tópicos, fazer pesquisas juntos, discutir o tema. Construam o conhecimento juntos. Caso os adultos não consigam ajudar, é fundamental que a criança encaminhe suas dúvidas ao professor.
Outras atribuições dos pais: verificar diariamente se a lição foi realizada, checar os pontos que ficaram em branco e as respostas do professor em relação a dúvidas anteriores, elogiar a realização das tarefas e conversar sobre os acertos e os erros. Atualmente, os profissionais da educação têm pensado muito sobre como transformar a lição de casa em uma ferramenta ainda mais eficiente para o aprendizado. Uma dica: converse com a direção da escola e tente saber qual é a visão da instituição em relação a esse tema. Aproveite para dar sua opinião. Quando a comunidade escolar está entrosada, todos só têm a ganhar!


Fonte: Revista Nestlé

2 comentários:

  1. Olá! Estive aqui para fazer uma visitinha e gostei muito. Vou postar em meu espaço este texto sobre a lição de casa. Torno-me também sua seguidora para trocarmos ideias e experiências. Abraço, Joyce.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, espero poder contribuir sempre e tenho muito a aprender com você também!

    ResponderExcluir