template

joaninha

Seguidores

domingo, 20 de março de 2011

Fondue sabor que tem história

O fondue é um prato normalmente feito à base de queijo e chocolate, mas pode também pode ser com carne e outros ingredientes. O prato tem origem suíça, e foi inventado durante a Segunda Guerra, devido à impossibilidade dos camponeses das regiões montanhosas de buscar provisões nas cidades por causa do intenso frio e dos combates.


A palavra "fondue" é uma flexão feminina para o verbo "fundir", algo como "fundido" ou "derretido".

A saída mais simples para não passar fome foi utilizar um ingrediente que não lhes faltava: o queijo. Como eram produtores de leite, eles aproveitavam os restos de queijo para fazer um creme que ia ao fogo e no qual mergulhavam o pão, dando origem ao nosso fondue.

Ao creme eles acrescentaram o Kirsch, uma bebida alcoólica à base de cerejas produzida na região. Além de saborosa, a nova comida era nutritiva e ainda funcionava para lhes aquecer nas noites frias das montanhas.



Porém, foi somente no final da década de 50 que o prato ganhou fama, quando o chef Conrad Egli, do restaurante Chalet Suísse, em Nova York, passou a servi-lo, a princípio como sobremesa, trocando o queijo pelo chocolate. Visto hoje como um prato refinado, é pouco sabida sua origem simples.

Mas, essa mudança de natureza não foi mero acaso ou obra de modismos. O preço elevado dos ingredientes hoje utilizados no fondue foi o que levou o prato das mesas dos camponeses para os festivais por toda a Europa.


Dicas de preparo



- Carne: no caso da carne o óleo é aquecido em uma temperatura maior do que a normal. A panela é mais fina e de metal.Você pode espetar as carnes cruas ou cozidas no garfo, fritá-las no óleo fervendo e apreciá-las com molhos variados. Além das carnes vermelhas, carnes de aves e de peixes podem proporcionar um sabor diferenciado.

- Queijo: para queijo, as panelas, geralmente de cerâmica e vidro e são mais grossas, o que mantém a temperatura constante e evita quaimaduras no fundo da mesma. Ao contrário do que se pensa comumente, vários tipos de queijo podem ser utilizados, inclusive misturados.Como alguns queijos possuem cheiro forte, uma dica é usar uma vela aromática perto de onde será preparado o fondue, a fim de minimizar possíveis odores.Qualquer que seja o tipo de queijo escolhido, se ele ficar muito mole adicione um pouco de queijo ralado.

- Chocolate: os fondues de chocolate ou marshmallow podem ser acompanhados por frutas, como uva, maçã, banana, morangos, abacaxi e até pedaços consistentes de bolo. Assim como no caso do queijo, as panelas também são mais grossas.

- Garfos: o garfo serve para manusear os alimentos. Depois de espetar e banhar, coloque os pedaços em um prato e utilize talheres. Além de mais higiênico, você evita o risco de queimar a boca com o garfo quente.Uma dica, são os garfos coloridos que além de enfeitar, vão ajudar na identificação de qual é o seu garfo dentro da panela.

Fonte: magazineluiza.bom
Não poderia contar sobre o fondue e não deixar para vocês minhas receitas favoritas...então deixo uma de queijo (minha preferida) e não poderia deixar de postar a mais procurada...chocolate!!!
 Fondue de Queijo



Por Daniel Swerts Cruz




•Tempo de Preparo: 15 minutos • Tipo de Preparo: Cozidos• Rendimento: 4 porções

Ingredientes
-1 lata de creme de leite


-1 copo de requeijão


-200g de queijo mussarela ralado


-200g de queijo provolone ralado


-100g de queijo gorgonzola picado

Modo de Preparo: Em uma panela, aqueça o creme de leite com o requeijão até começar a borbulhar. Neste


momento, entre com o queijo gorgonzola, abaixe um pouco o fogo e mexa até o queijo


gorgonzola incorporar bem. Entre com a mussarela e depois com o provolone. Mexa até os


queijos derreterem por completo e transfira então para a panela do fondue.


Pulo do Gato
Esta receita é melhor que as outras porque só vai queijos baratos e que são


encontrados facilmente. Além do mais, não fica com aquele gosto amargo do fondue


comprado pronto.



Caso queira, substitua o provolone por um queijo mais suave. Aqui em Minas é


vendido um queijo chamado parmesão caseiro, ele tem um sabor bem mais leve que o


parmesão tradicional. Também é possível substituir o provolone por queijo prato.


No entanto recomendo que provem a receita original.



Cuidado para não deixar muito tempo no fogo senão o fondue ficará ralo. O ponto


certo é quando a mistura estiver pastosa mas não com um aspecto de chiclete.

Fonte: site Mais Você

Fondue de Chocolate

Ingredientes:
300 g de Cobertura Chocolate com Leite NESTLÉ® , picada



1 lata de Creme de Leite NESTLÉ®


5 colheres (sopa) de conhaque


frutas em calda (pêssego, pêra, abacaxi, cerejas, etc.) ou frescas (morango, uva, etc.)


Modo de Preparo: Coloque em uma panela esmaltada ou de cobre o Chocolate e o Creme de Leite NESTLÉ® e leve ao réchaud, regulando a chama o mais baixo possível. Mexa delicadamente até que o Chocolate derreta. Acrescente aos poucos o conhaque, misture tudo muito bem e mantenha a chama baixa. Disponha as frutas em vasilhas e coloque-as próximas ao rèchaud. Deixe que cada pessoa se sirva, espetando na ponta de um garfo de cabo longo um pedaço de fruta, mergulhando-o depois na fondue.


Dicas:
- Caso não disponha de rèchaud para preparar fondue, prepare-a em um recipiente refratário, colocado em banho-maria.


Obs: Não indicamos o congelamento desta receita, pois não apresenta benefício algum.


Microondas: Se desejar preparar a fondue em microondas, coloque o Creme de Leite NESTLÉ® em um recipiente refratário e leve ao microondas em potência alta por cerca de 1 minuto, mexendo na metade do tempo. Junte o Chocolate picado, misture bem e volte ao microondas em potência alta, por cerca de 30 segundos. Retire do microondas, junte o conhaque e mexa até ficar homogêneo.

Rendimento: 6 porções

Tempo de Preparo: 30 min.

Fonte: site Nestlé

Nenhum comentário:

Postar um comentário